O Mountain Do Deserto do Sahara é realizado no maior deserto quente do mundo! No norte da África, são 9 milhões de Km² que se estendem por diversos países: Marrocos, Egito, Argélia, Líbia, Tunísia, Mauritânia, Mali, Sudão e Chade.
Areia a perder de vista! Este é o cenário da nossa aventura no continente africano. Marcado pela hostilidade com temperaturas que variam de -5°C a 50°C, escolha o tamanho do desafio de superação para chamar de seu: 10km, 25km ou 42km?
27/11/2025 – Quinta-feira
Entrega do chip e número – 18h00 às 20h00 | Hotel oficial: Tombouctou / Xaluca | Merzouga
Congresso Técnico – 19h30 | Hotel Oficial: Tombouctou / Xaluca | Merzouga
28/11/2025* – Sexta-feira
Largadas 42km, 25km e 10km- 8h00 | Hotel oficial: Tombouctou / Xaluca | Merzouga
Premiação- 17h00 | Hotel oficial: Tombouctou / Xaluca | Merzouga
*Atenção!
Em caso de condição climática extrema na sexta-feira, a largada poderá ser alterada para sábado (29/11), consequentemente a premiação será no sábado.
O MELHOR KIT!
Regulamento atualizado em 10/12/2024.
1. A PROVA
1.1 O MOUNTAIN DO DESERTO DO SAHARA será realizado na cidade de Merzouga, no Marrocos, com a participação de ATLETAS devidamente inscritos.
1.2 A CORRIDA será disputada nas distâncias de 42 km e 25 Km.
1.3 Haverá uma corrida comemorativa de 10 km.
1.4 A largada e a chegada das distâncias de 42km, 25km e 10 km será no Hotel Tombouctou na cidade de Merzouga.
1.5 O tempo máximo para término da prova de 42 km é 7h00. O tempo máximo para término da prova de 25 km é 3h45min.
2. PERCURSO DA PROVA
2.1 O percurso da prova é praticamente todo em areia, distribuído em dunas, estradas de chão e trilhas. É importante que o ATLETA siga com atenção as sinalizações específicas e os fiscais de prova.
2.2 Caso algum ATLETA erre o trajeto, deverá retornar ao local onde ocorreu o erro para refazer o percurso.
3. INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão feitas VIA INTERNET em INSCRIÇÕES, e são limitadas.
3.2 A inscrição é pessoal e intransferível.
3.2 A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de inscritos na CORRIDA em função de necessidades/disponibilidades técnicas/estruturais sem prévio aviso.
3.3 O ATLETA será considerado inscrito após:
a. Preencher corretamente e por completo o cadastro no site responsável pela inscrição;
b. Efetuar o pagamento conforme sua opção;
3.4 Se algum ATLETA deixar de cumprir as datas estipuladas terá sua inscrição cancelada. Não será devolvido o valor da inscrição do atleta eliminado ou desistente.
3.5 A inscrição é pessoal e intransferível.
3.6 Em caso de cancelamento da inscrição por parte do ATLETA será aplicado os seguintes critérios:
a) Cancelamento solicitado até 7 dias após compra: Devolução de 100% do valor pago (sem taxa de conveniência).
b) Cancelamento solicitado até 100 dias antes do evento: Devolução de 50% do valor pago (sem taxa de conveniência).
c) Cancelamento solicitado até 75 dias antes do evento: Devolução de 25% do valor pago (sem taxa de conveniência).
3.7 As devoluções de cancelamentos não incluem o valor de taxa de conveniência.
3.8 Em caso de não comparecimento do ATLETA na data da corrida, o valor pago não será reembolsado.
4. KIT DE PARTICIPAÇÃO
4.1 Com a inscrição na CORRIDA, cada ATLETA receberá um kit de participação vinculado à taxa de inscrição, conforme disponível em KIT.
4.2 Os kits (com exceção do chip e número) serão enviados via correios. Os ATLETAS deverão receber seus kits no endereço cadastrado na inscrição até 15 dias antes do evento.
4.3 O número de peito e chip serão entregues no cidade de Merzouga, conforme PROGRAMAÇÃO. Os mesmos devem ser retirados preferencialmente pelo ATLETA ou por uma pessoa autorizada e identificada.
4.4 Não serão entregues número de peito e chip para terceiros de ATLETAS acima de 60 anos.
4.5 O ATLETA está autorizado a correr com sua própria camiseta.
4.6 A cada competidor será fornecido um número de identificação que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de penalidade os participantes que não cumprirem este artigo.
5. CATEGORIAS
5.1 As categorias da corrida de 42km e 25km são:
Masculino
Feminino
5.2 As categorias da corrida comemorativa de 10km são
• M- Masculino
• N- Feminino
5.3 Será considerado, para os efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias, a idade que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizado a prova;
5.4 Se não houver pelo menos 5 atletas inscritos em uma categoria, a mesma será automaticamente extinta e a organização automaticamente fará a transferência do atleta para categoria subsequente.
5.5 Ao final do período das inscrições, caso não tenha no mínimo 60 atletas inscritos nas distâncias de 42km e 25km, não haverá categorias por faixa etária na mesma.
5.6 Caso não tenha 40 atletas inscritos em uma modalidade, a mesma será cancelada e os atletas poderão solicitar pelo reembolso de 100% do valor da inscrição ou migrar para a prova de menor distância.
6. SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
6.1 O sistema de cronometragem a ser utilizado será o transponder (chip).
6.2 O tempo de todos os ATLETAS que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas as normas previstas neste regulamento.
6.3 O uso do chip é obrigatório, acarretando na desclassificação do ATLETA quando observado por algum fiscal a falta do uso do chip.
6.4 A utilização do chip é de responsabilidade única do ATLETA, assim como as consequências de sua não utilização. A utilização inadequada do chip pelo ATLETA acarreta na não marcação do tempo, isentando a Comissão Organizadora na divulgação dos resultados.
7. ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO
7.1 A ORGANIZAÇÃO irá disponibilizar postos de hidratação e alimentação para os atletas
7.2 Haverá postos de hidratação a cada 7km aproximadamente
8. REGRAS ESPECÍFICAS | ITENS OBRIGATÓRIOS | PROVA EXTREMA
8.1 A idade mínima exigida para participação na CORRIDA é de 18 anos completos até a data de cadastro/inscrição do ATLETA para todas as distâncias.
8.2 O ATLETA deverá observar o trajeto ou percurso balizado para prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte do percurso indicado.
8.3 O ATLETA assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética, e está apto a participar da CORRIDA.
8.4 Os ATLETAS das distâncias de 42km e 25km deverão correr OBRIGATORIAMENTE com os seguintes itens:
a) mochila de hidratação (tipo camelbak) | colete | pochete de hidratação com no mínimo 500ml de água (25km);
b) mochila de hidratação (tipo camelbak) | colete | pochete de hidratação com no mínimo 1l de água (42km);
c) lanterna;
d) apito.
8.5 Os itens obrigatórios devem ser apresentados na retirada do chip e numeral de peito.
8.6 Os ATLETAS dos 42km e 25km que não estiverem com todos itens obrigatórios listados no item 8.4 será desclassificado e impedido de participar da prova.
8.7 Por segurança, a prova de 42km terá dois pontos de desvio.
8.7.1 O primeiro desvio será no Km 9, o ATLETA deve passar com 1h30 de prova.
8.7.2 O segundo desvio será no Km 25, o ATLETA deve passar com 4h10 de prova.
8.8 Por segurança, a prova de 25km terá um ponto de desvio, no km 9. O Atleta deve passar com 1h30 de prova.
8.9 Os desvios do item 8.7 e 8.8 não são cortes. O ATLETA que não cumprir o tempo estipulado no ponto de desvio, permanecerá na prova, porém irá fazer um percurso menor, por questões de segurança e não concorrerá na premiação da prova.
8.10 Os tempos dos pontos de desvios nos itens 8.7 e 8.8 não são calculados com base no tempo limite de cada prova.
8.11 Caso as provas de 42km tenham número de inscritos inferior a 50 atletas, por segurança dos atletas, a prova será neutralizada com guias experientes nos 1o quilômetros iniciais.
9. PENALIDADES
9.1 O ATLETA será penalizado com acréscimo no tempo final ou desclassificação da prova, para cada vez que for flagrado nas seguintes situações:
a) Desrespeitar os fiscais ou qualquer membro da equipe organizadora;
b) Apresentar atitude anti-desportiva;
c) Utilizar qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem;
d) Pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova.
e) O atleta que correr um percurso diferente do escolhido na inscrição, estará automaticamente desclassificado. Exemplo: o atleta se inscreve para o percurso de 42km e no dia corre apenas 25km, receberá medalha e os demais benefícios mas não participará da premiação, será automaticamente desclassificado.
10. PREMIAÇÃO
10.1 Todos os ATLETAS que completarem o percurso no tempo estipulado receberão um medalhão de participação.
10.2 A cerimônia de premiação de medalhas será realizada após o tempo limite de conclusão da prova.
10.3 Os três primeiros ATLETAS no geral e de cada categoria nos 25km e 42km (masculina e feminina) receberão troféus na cerimônia de premiação. Os cinco primeiros geral masculino e feminino dos 10km receberão troféus.
10.4 Não há premiação por categoria por faixa etária na distância de 10km.
10.5 Se nas distâncias de 42 e 25km não tiver no mínimo 60 atletas, não haverá premiação por categoria de faixa etária e serão premiados os 5 primeiros (as) na geral.
10.6 O Atleta que pegar pódio e não puder comparecer na cerimônia de premiação, poderá solicitar o envio do troféu após o evento, através do e-mail [email protected] . A taxa de envio deverá ser paga pelo atleta.
11. GUARDA-VOLUMES
11.1 Não haverá guarda volumes na prova.
12. REGRAS GERAIS DO EVENTO
12.1 O ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita totalmente o REGULAMENTO, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois da CORRIDA.
12.2 O ATLETA cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo.
12.3 A segurança da CORRIDA receberá apoio dos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes. Haverá atendimento médico de caráter emergencial aos ATLETAS e serviço de ambulância para remoção.
12.4 Serão colocados à disposição dos ATLETAS inscritos: sanitários e infra-estrutura de apoio durante a prova.
12.5 Não haverá reembolso por parte da ORGANIZAÇÃO de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos ATLETAS no EVENTO, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que, por ventura, os ATLETAS venham a sofrer durante a participação do EVENTO.
12.6 Haverá uma comissão técnica disciplinar para dirimir quaisquer dúvidas ou problemas ocorridos no dia da prova. Essa comissão será composta por 1 membro da organização e mais 2 professores de Educação Física contratados para tal função sem vínculo com a organização.
12.7 Qualquer situação não prevista neste regulamento será decidida pela ORGANIZAÇÃO.
12.8 A organização reserva-se no direito de cancelar o evento, sem aviso prévio e sem ônus para organização, em caso de ocorrência de eventos naturais extremos na proximidade, ou no dia da prova, eventos de Forma Maior, como: terremoto, inundação, furacão, tornado, erupção de vulcão, pandemias, eventos que gerem situação de emergência, calamidade publica ou evacuação da população na região da prova. Nesses casos, a organização entregará o kit aos atletas devidamente inscritos, sem a devolução do valor pago pela inscrição e sem a restituição de despesas de viagens dos atletas.
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS
13.1 Ao fazer sua inscrição para a prova, o ATLETA concorda em ceder o uso da sua imagem pelos organizadores, patrocinadores e parceiros do evento para fins comerciais e/ou institucionais de forma não ofensiva, em qualquer mídia, por prazo indeterminado.
13.2 Dúvidas ou informações técnicas esclarecer com a ORGANIZAÇÃO através do [email protected] ou do telefone (48) 3047-1170 de segunda à sexta das 8:00h às 18:00h
O tênis ideal é o tênis running, pois o terreno é predominantemente em areia.
O Mountain Do Deserto do Sahara acontece na cidade de Merzouga durante o outono. A temperatura nesta estação do ano oscila entre 13 a 24 graus.
Recomendamos o uso de uma camiseta longa ou jaqueta se sentir frio na largada. Outras recomendações são realizadas próximo do período do evento, conforme a condição climática prevista.
Além dos equipamentos obrigatórios, recomendamos o uso de óculos de sol, boné, bandana e a polaina para proteger o tênis.