Você vai desbravar a natureza selvagem da Patagônia argentina com toda segurança no centro de ski Cerro Castor, na cidade do Ushuaia, província da Terra do Fogo – Argentina.
Com as opções de 42K, 20k e 10k de pura neve entre bosques, trilhas e alta montanha e temperaturas que podem chegar a -10ºC é um desafio no frio extremo. Uma oportunidade única de superação!
08/ago – Sexta – feira
Entrega do Termo de Responsabilidade – 15h às 18h | Centro Ushuaia
Retirada da bolsa oficial para guarda-volume – 15h às 18h | Centro Ushuaia
Loja Mountain Do Sportswear – 15h às 19h | Centro Ushuaia
Briefing técnico – 17h30 | Centro Ushuaia
09/ ago – Sábado
Transfer – 5h30 até 5h45 | Saída dos ônibus da Estação de ônibus de Ushuaia para o Cerro Castor.
Largadas 42km e 20km – 7h10 | Centro de esqui Cerro Castor
Largada 10km – 7h30 | Centro de esqui Cerro Castor
Transfer – 12h30 | 14h30 | 15h30 (após a premiação) | Retorno dos ônibus do Cerro Castor para o centro.
Premiação – 13h30 | Centro de esqui Cerro Castor
*Atenção!
É uma corrida extrema em neve na alta montanha da cidade mais austral do mundo, em caso de condição climática extrema no sábado, a largada poderá ser alterada para domingo, consequentemente a premiação será no domingo.
Mochila resistente à água MTDO
Apito MTDO (42k e 20k)
Porta-número MTDO (42k e 20k)
Camiseta manga longa dry fit MTDO Fim do Mundo
Bandana MTDO
Toalhão MTDO Fim do Mundo
Gorro MTDO Fim do Mundo
Medalhão MTDO Fim do Mundo
Número de peito de identificação com chip de cronometragem
Passaporte Cerro Castor (uso do teleférico e acesso as pistas de ski) no dia da prova
Seguro atleta
Regulamento atualizado em 08/10/2024.
1. A PROVA
1.1 O MOUNTAIN DO FIM DO MUNDO será realizado na cidade de Ushuaia, na Argentina, com a participação de ATLETAS devidamente inscritos.
1.2 A CORRIDA será disputada nas distâncias de 42 km e 20 Km.
1.3 Haverá uma corrida comemorativa de 10 km.
1.4 A largada e a chegada de todas as distâncias será no Centro de Ski Cerro Castor.
1.5 O tempo máximo para término da prova de 42 km é 7h00min. O tempo máximo para término da prova de 20 km é 3h30min.
2. PERCURSO DA PROVA
2.1 O percurso da prova é todo em neve em um terreno variado, distribuído em alta montanha, estrada de chão, trilha e bosque. É importante que o ATLETA siga com atenção as sinalizações específicas e os fiscais de prova.
2.2 Caso algum ATLETA erre o trajeto, deverá retornar ao local onde ocorreu o erro para refazer o percurso.
3. INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições serão feitas VIA INTERNET em INSCRIÇÕES, e são limitadas.
3.2 A inscrição é pessoal e intransferível.
3.2 A ORGANIZAÇÃO poderá, a qualquer tempo, suspender ou prorrogar prazos ou ainda adicionar ou limitar o número de inscritos na CORRIDA em função de necessidades/disponibilidades técnicas/estruturais sem prévio aviso.
3.3 O ATLETA será considerado inscrito após:
a. Preencher corretamente e por completo o cadastro no site responsável pela inscrição;
b. Efetuar o pagamento conforme sua opção;
3.4 Se algum ATLETA deixar de cumprir as datas estipuladas terá sua inscrição cancelada. Não será devolvido o valor da inscrição do atleta eliminado ou desistente.
3.5 A inscrição é pessoal e intransferível.
3.6 Em caso de cancelamento da inscrição por parte do ATLETA será aplicado os seguintes critérios:
a) Cancelamento solicitado até 7 dias após compra: Devolução de 100% do valor pago (sem taxa de conveniência).
b) Cancelamento solicitado até 100 dias antes do evento: Devolução de 50% do valor pago (sem taxa de conveniência).
c) Cancelamento solicitado até 75 dias antes do evento: Devolução de 25% do valor pago (sem taxa de conveniência).
3.7 As devoluções de cancelamentos não incluem o valor de taxa de conveniência.
3.8 Em caso de não comparecimento do ATLETA na data da corrida, o valor pago não será reembolsado.
4. KIT DE PARTICIPAÇÃO
4.1 Com a inscrição na CORRIDA, cada ATLETA receberá um kit de participação vinculado à taxa de inscrição, conforme disponível em KIT.
4.2 O kit será enviado via correios. Os ATLETAS deverão receber seus kits no endereço cadastrado na inscrição até 15 dias antes do evento.
4.3 É responsabilidade do ATLETA levar para a cidade do Ushuaia os itens recebidos no kit que desejar utilizar na prova.
4.4 O ATLETA está autorizado a correr com sua própria camiseta.
4.5 A mochila que o ATLETA recebe no kit não é uma mochila de hidratação para utilizar nas provas de 42k e 20k.
4.6 A cada competidor será fornecido um número de identificação que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de penalidade os participantes que não cumprirem este artigo.
4.7 Cada atleta receberá um passaporte para o Cerro Castor (uso do teleférico e acesso as pistas de ski) para uso exclusivo no dia da prova.
5. CATEGORIAS
5.1 As categorias da corrida de 42km e 20km são:
Masculino
Feminino
5.2 As categorias da corrida comemorativa de 10km são
• M- Masculino
• N- Feminino
5.3 Será considerado, para os efeitos de inscrição e classificação por faixas etárias, a idade que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizado a prova;
5.4 Se não houver pelo menos 5 atletas inscritos em uma categoria, a mesma será automaticamente extinta e a organização automaticamente fará a transferência do atleta para categoria subsequente.
5.5 Ao final do período das inscrições, caso não tenha no mínimo 60 atletas inscritos nas distâncias de 42km e 20km, não haverá categorias por faixa etária na mesma.
5.6 Caso não tenha 40 atletas inscritos em uma modalidade, a mesma será cancelada e os atletas poderão solicitar pelo reembolso de 100% do valor da inscrição ou migrar para a prova de menor distância.
6. SISTEMA DE CRONOMETRAGEM
6.1 O sistema de cronometragem a ser utilizado será o transponder (chip).
6.2 O tempo de todos os ATLETAS que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas as normas previstas neste regulamento.
6.3 O uso do chip é obrigatório, acarretando na desclassificação do ATLETA quando observado por algum fiscal a falta do uso do chip.
6.4 A utilização do chip é de responsabilidade única do ATLETA, assim como as consequências de sua não utilização. A utilização inadequada do chip pelo ATLETA acarreta na não marcação do tempo, isentando a Comissão Organizadora na divulgação dos resultados.
7. ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO
7.1 A ORGANIZAÇÃO irá disponibilizar postos de hidratação e alimentação para os atletas
7.2 Haverá postos de hidratação a cada 7km aproximadamente
8. REGRAS ESPECÍFICAS – OBRIGATORIEDADE
8.1 A idade mínima exigida para participação na CORRIDA é de 18 anos completos até a data de cadastro/inscrição do ATLETA para todas as distâncias.
8.2 O ATLETA deverá observar o trajeto ou percurso balizado para prova, não sendo permitido qualquer outro meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem ou corte do percurso indicado.
8.3 O ATLETA assume que é conhecedor de seu estado de saúde e capacidade atlética, e está apto a participar da CORRIDA.
8.4 O ATLETA receberá o TERMO DE RESPONSABILIDADE com o seu número de identificação no e-mail cadastrado na inscrição até 15 dias antes do evento.
8.5 O ATLETA deverá entregar o TERMO DE RESPONSABILIDADE recebido por e-mail, devidamente preenchido e assinado, conforme PROGRAMAÇÃO.
8.6 O ATLETA deverá retirar a bolsa oficial para uso no guarda-volume, conforme PROGRAMAÇÃO.
8.7 Os ATLETAS das distâncias de 42km e 20km deverão correr OBRIGATORIAMENTE com os seguintes itens:
a) número de peito de identificação com chip de cronometragem;
b) mochila de hidratação (tipo camelbak) ou colete de hidratação ou cinturão de hidratação com no mínimo 500ml de água;
c) jaqueta corta-vento impermeável;
d) lanterna;
e) apito;
f) luvas;
g) cobertor térmico (manta térmica);
h) camiseta manga comprida de algodão ou tecido tecnológico embalada em plástico.
8.8 Os ATLETAS da distância de 10km deverão correr OBRIGATORIAMENTE com os seguintes itens:
a) número de peito de identificação com chip de cronometragem;
b) lanterna;
c) luvas.
8.9 O ATLETA dos 42k e 20k que não estiver com todos itens obrigatórios listados no item 8.7 será desclassificado e impedido de participar da prova.
8.10 O ATLETA dos 10k que não estiver com todos itens obrigatórios listados no item 8.8 será desclassificado e impedido de participar da prova.
8.11 Por segurança, as provas de 20km e 42km terão um ponto de corte e dois desvios.
8.11.1 O ponto de corte será no Km 10, o ATLETA deve passar com até 1h50m de prova. O atleta que passar acima de 1h50m, receberá a medalha de participação de 10Km.
8.11.2 O primeiro desvio será no Km 13, o ATLETA deve passar com 2h25m de prova. Os atletas que não passarem com 2h25m serão desviados e será adicionado 60min no seu tempo total. (Não se trata de corte e sim desvio de segurança de acidentes).
8.11.3 O segundo desvio será no Km 26, o ATLETA deve passar com 4h20m de prova. Os atletas que não passarem com 4h20m serão desviados e será adicionado 70min no seu tempo total. (Não se trata de corte e sim desvio de segurança de acidentes).
8.12 Os desvios do item 8.11.2 e 8.11.3 não são cortes. O ATLETA que não cumprir o tempo estipulado no ponto de desvio, permanecerá na prova, porém irá fazer um percurso menor, por questões de segurança e não concorrerá na premiação da prova.
9. PENALIDADES
9.1 O ATLETA será penalizado com acréscimo no tempo final ou desclassificação da prova, para cada vez que for flagrado nas seguintes situações:
a) Desrespeitar os fiscais ou qualquer membro da equipe organizadora;
b) Apresentar atitude anti-desportiva;
c) Utilizar qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de vantagem;
d) Pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova.
e) O atleta que correr um percurso diferente do escolhido na inscrição, estará automaticamente desclassificado. Exemplo: o atleta se inscreve para o percurso de 42km e no dia corre apenas 20km, receberá medalha e os demais benefícios mas não participará da premiação, será automaticamente desclassificado.
10. PREMIAÇÃO
10.1 Todos os ATLETAS que completarem o percurso no tempo estipulado receberão um medalhão de participação.
10.2 A cerimônia de premiação de medalhas será realizada após o tempo limite de conclusão da prova.
10.3 Os três primeiros ATLETAS no geral e de cada categoria nos 20km e 42km (masculina e feminina) receberão troféus na cerimônia de premiação. Os cinco primeiros geral masculino e feminino dos 10km receberão troféus.
10.4 Não há premiação por categoria na distância de 10km.
10.5 Se nas distâncias de 42 e 2o km não tiver no mínimo 60 atletas, não haverá premiação por categoria de faixa etária e serão premiados os 5 primeiros (as) na geral.
10.6 O Atleta que pegar pódio e não puder comparecer na cerimônia de premiação, poderá solicitar o envio do troféu após o evento, através do e-mail [email protected] . A taxa de envio deverá ser paga pelo atleta.
11. GUARDA-VOLUMES
11.1 Só será aceito no guarda-volume a bolsa oficial com a identificação do número do ATLETA, entregue conforme PROGRAMAÇÃO.
11.2 O guarda-volumes é um serviço de cortesia oferecido aos participantes. O extravio de material ou prejuízo que por ventura o participante venha a sofrer durante a PROVA não será responsabilidade dos Organizadores, Patrocinadores e/ou Apoiadores da mesma.
11.3 Recomenda-se não deixar objetos de valor no guarda-volumes, como: relógios, equipamentos eletrônicos ou celulares, cheques, cartões de crédito, etc. O guarda-volumes se destina a peças de vestuário, devidamente acondicionados.
1143 Não haverá reembolso por parte da ORGANIZAÇÃO de nenhum valor correspondente a qualquer objeto deixado no guarda-volumes.
12. TENDAS ASSESSORIAS
12.1 A medida máxima para as tendas são de 3×3 metros.
12.2 O local destinado às tendas serão determinados pela organização da prova. É proibido colocar as tendas em um local não autorizado pela ORGANIZAÇÃO.
12.3 Não será fornecido energia elétrica
12.4 Não é autorizado o uso de infláveis pelas assessorias.
13. REGRAS GERAIS DO EVENTO
13.1 O ATLETA assume total responsabilidade pelos dados fornecidos, aceita totalmente o REGULAMENTO, assume as despesas de transporte, hospedagem e alimentação, seguros e quaisquer outras despesas necessárias ou provenientes da sua participação antes, durante e depois da CORRIDA.
13.2 O ATLETA cede todos os direitos de utilização de sua imagem, inclusive direito de arena, renunciando ao recebimento de qualquer renda que vier a ser auferida com direitos à televisão ou qualquer outro tipo de transmissão e/ou divulgação, promoções, internet e qualquer mídia em qualquer tempo.
13.3 A segurança da CORRIDA receberá apoio dos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes. Haverá atendimento médico de caráter emergencial aos ATLETAS e serviço de ambulância para remoção.
13.4 Serão colocados à disposição dos ATLETAS inscritos: sanitários e infra-estrutura de apoio durante a prova.
13.5 Não haverá reembolso por parte da ORGANIZAÇÃO de nenhum valor correspondente a equipamentos e/ou acessórios utilizados pelos ATLETAS no EVENTO, independente de qual for o motivo, nem por qualquer extravio de materiais ou prejuízo que, por ventura, os ATLETAS venham a sofrer durante a participação do EVENTO.
13.6 Haverá uma comissão técnica disciplinar para dirimir quaisquer dúvidas ou problemas ocorridos no dia da prova. Essa comissão será composta por 1 membro da organização e mais 2 professores de Educação Física contratados para tal função sem vínculo com a organização.
13.7 Qualquer situação não prevista neste regulamento será decidida pela ORGANIZAÇÃO.
13.8 A organização reserva-se no direito de cancelar o evento, sem aviso prévio e sem ônus para organização, em caso de ocorrência de eventos naturais extremos na proximidade, ou no dia da prova, eventos de Forma Maior, como: terremoto, inundação, furacão, tornado, erupção de vulcão, pandemias, eventos que gerem situação de emergência, calamidade publica ou evacuação da população na região da prova. Nesses casos, a organização entregará o kit aos atletas devidamente inscritos, sem a devolução do valor pago pela inscrição e sem restituição de despesas de viagens dos atletas.
14. CONSIDERAÇÕES FINAIS
14.1 Ao fazer sua inscrição para a prova, o ATLETA concorda em ceder o uso da sua imagem pelos organizadores, patrocinadores e parceiros do evento para fins comerciais e/ou institucionais de forma não ofensiva, em qualquer mídia, por prazo indeterminado.
14.2 Dúvidas ou informações técnicas esclarecer com a ORGANIZAÇÃO através do [email protected] ou do telefone (48) 3047-1170 de segunda à sexta das 8:00h às 18:00h
O tênis ideal é o tênis trail, que proporciona tração na neve.
O Mountain Do Fim do Mundo acontece na cidade de Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, durante o inverno. A temperatura nesta estação do ano oscila entre – 2 a 5 graus.
É uma região com bastante vento, o que diminui a sensação térmica.
A sensibilidade para o frio influenciará na roupa a ser utilizada na prova. Na largada recomendamos manga longa (térmica) e um corta vento que você pode descartar ao longo do percurso.
É fundamental a proteção das extremidades (mão, pé, orelha, cabeça), por isso é importante o uso de luvas, gorro, bandana, meias de algodão quentes (ou duas meias).
Os equipamentos no Mountain Do Fim do Mundo nas provas do 42km e 21km são obrigatórios:
a) mochila ou colete de hidratação com no mínimo 500ml de água;
b) anorak;
c) lanterna;
d) apito;
e) cobertor térmico (manta térmica);
f) camiseta manga comprida de algodão ou tecido tecnológico embalada em plástico.
Os postos hidratação e alimentação na prova do 42km do Mountain Do Fim do Mundo servem bebidas quentes, carboidratos, barras de cereal, croissant, amendoim salgado e batata frita. Haverá 3 postos nos km 16, 26 e 36.
Na prova de 20km haverá 1 posto de hidratação e alimentação no km 16 com bebidas quentes, carboidratos, barras de cereal, croissant, amendoim salgado e batata frita.